Pesquisador Responsável:

César Ricardo Siqueira Bolaño (Universidade Federal de Sergipe - UFS)

Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Economia PROPEC. Possui doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). É coordenador do Grupo Grupo Economía política de la información, la comunicación y la cultura do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). É líder do grupo de pesquisa "Comunicação, Economia Política e Sociedade" (OBSCOM/CEPOS). Fundador (1999) da Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura – EPTIC On-line, da qual é diretor. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Geral da Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, economia, economia política, informação e telecomunicações. Incluído na lista dos 10.000 cientistas mais influentes da América Latina, pelo ranking AD Scientific Index 2023, AD Scientific Index 2021 e 2023.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5756-7049

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8320476763564207

Pesquisadores Principais:

Alain Herscovici (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES)

Professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde atua no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Economia. Possui doutorados em Economia pela Université de Picardie (1992) e pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (1983). Tem experiência na área de Economia, mais especificamente nos seguintes temas: Epistemologia e Metodologia Econômicas, História do Pensamento Econômico, Economia da Cultura, Economia da Informação, Law and Economics, Economia do Bem-Estar, Macrodinâmica e Economia Institucional.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0378-7561

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5617392054329732

Murilo César Ramos (Universidade de Brasília - UnB)

Professor Emérito da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). É doutor em Comunicação pela Universidade de Missouri-Columbia, Estados Unidos. Fundador e pesquisador sênior do Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias de Comunicações (CCOM) e do Laboratório de Políticas de Comunicação (Lapcom), na mesma universidade. Em sua história acadêmica alia expressiva contribuição em debates e formulação de políticas públicas de comunicação no Brasil, seja como professor e pesquisador da UnB, como colaborador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, ou como consultor. Seus mais recentes trabalhos de pesquisa tem versado sobre Teoria Responsiva e Regulação das Telecomunicações no Brasil (2019-2020), A Modernização Político-Normativa da Radiodifusão no Brasil (2021-2022), e Desafios Regulatórios do Novo Ecossistema Digital (2022-presente).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3141-8130

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6499809070992343

Pesquisadores Associados

Helena Sousa (Universidade do Minho - Portugal)

Professora Catedrática no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, onde preside o Instituto de Ciências Sociais. Concluiu o doutorado na City University, em Londres, em 1996. Editora do European Journal of Communication, é Full Member do EuroMedia Research Group. Integra o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) de Portugal. Entre as diversas áreas de investigação que dinamiza constam a regulação dos media e políticas de comunicação e a interseção da economia política da comunicação com o jornalismo.


ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8101-0010


Daniela Monje (Universidad Nacional de Córdoba - Argentina)

Professora da área de Estudos sobre Comunicação do Centro de Estudos Avançados da Faculdade de Ciências Sociais da Universidad Nacional de Córdoba. É doutora em Comunicação pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP). É coordenadora do Grupo Economía política de la información, la comunicación y la cultura do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). É vice-presidenta da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (Alaic). Suas pesquisas voltam-se à análise das políticas de comunicação e cultura, telecomunicações e direito à comunicação.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4579-855X


Verlane Aragão (Universidade Federal de Sergipe - UFS)

Professora titular do Departamento de Economia, do Programa de Pós-Graduação em Economia (Mestrado Profissional) e do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2007), com estágio de doutoramento na Facultad de Comunicación da Universidad de Sevilla, e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC. Presidenta da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, capítulo Brasil (ULEPICC-Brasil). É vice-líder do grupo de pesquisa "Comunicação, Economia Política e Sociedade" (OBSCOM/CEPOS). Tem experiência na área de Economia Política, com ênfase em Economia Política da Comunicação e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: processos e relações de trabalho, reestruturação produtiva, telecomunicações e economia da cultura.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7466-6265

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8919654003573846

Ruy Sardinha Lopes (Universidade de São Paulo - USP)

Professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) e do Programa de Pós-Graduação deste Instituto. Doutor em Filosofia (2006) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-USP) e pesquisador do Grupo Economía política de la información, la comunicación y la cultura do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) e da Rede Celso Furtado de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento (COMCEDE). Suas pesquisas versam sobre estética; história da arte e da arquitetura; economia política da cultura, da comunicação e da informação; cultura contemporânea, filosofia e história da tecnologia.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0469-0729

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4355973632621156

Jonas Valente (Oxford Internet Institute)

Pesquisador de pós-doutorado no Oxford Internet Institute, Universidade de Oxford, Reino Unido. Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2019), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (2017). É vice-líder do Laboratório de Pesquisa em Economia, Tecnologia e Políticas de Comunicação da Universidade Federal do Ceará e pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (Lapcom-UnB), do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho da UnB (GEPT-UnB) e do Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (Obscom-UFS). Integrante do DiraCom - Direito à Comunicação e Democracia.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2201-6930

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2848447825960212

Bolsista de Pós-Doutorado

Helena Martins (Universidade Federal do Ceará - UFC)


Professora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de Lisboa. Editora da Revista EPTIC. Líder do Telas - Laboratório de Pesquisa em Políticas, Tecnologia e Economia da Comunicação. Pesquisadora do Grupo Economía política de la información, la comunicación y la cultura do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) e do grupo "Comunicação, Economia Política e Sociedade" (OBSCOM/CEPOS). Atua principalmente nos seguintes temas: Economia Política da Comunicação; políticas de comunicação; mudanças tecnológicas e sociedade; direito à comunicação. Sua trajetória é marcada também pela participação em grupos da sociedade civil, atuando hoje no DiraCom - Direito à Comunicação e Democracia e na Coalizão Direitos na Rede.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3210-4969

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0282160708821061

Bolsista de Treinamento Técnico

Danilo Santos Oliveira (Universidade Federal de Sergipe-UFS)

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Técnico em Man. e Suporte em Informática pelo Instituto Federal de Sergipe-IFS BRASIL. Bolsista de Treinamento Técnico no Projeto Governança Econômica de Plataformas Digitais com financiamento da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP. Projeto sediado no Observatório de Economia e Comunicação-OBSCOM/UFS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0282160708821061