Pré-conferência IAMCR - OBSCOM PLATAFORMAS 2024
Projeto Governança econômica de plataformas digitais (UFS/FAPESP) promove pré-conferência em evento internacional (IAMCR 2024)
Nos dias 29 e 30 de Junho de 2024, ocorreu em Christchurch, Nova Zelândia, a Pré-Conferência anual da International Associação Internacional para Pesquisa em Mídia e Comunicação (IAMCR), nomeada “Abordagens para plataformas digitais na América Latina e outras margens: mediação social, estruturas de mercado, relações de trabalho e alternativas soberanas”.
Na ocasião, o projeto “A governança econômica das redes digitais: para uma análise dos mercados e da concorrência da internet e seus impactos sobre os direitos dos usuários” financiado pela FAPESP e coordenado pelo professor César Bolaño, discutiu ao longo de três sessões de debate, projetos de pesquisa desenvolvidos por diversos pesquisadores no campo da Economia Política da Comunicação de variadas regiões do globo.
As sessões “O problema do trabalho”, “Estruturas de mercado e estratégias dos agentes” e “Respostas soberanas”, contaram com uma rica troca de experiências em diferentes regionalidades com características próprias, contribuindo para um avanço geral da compreensão em torno das relações de produção nas mídias e na comunicação, assim como no aperfeiçoamento das possíveis metodologias de trabalho adotadas pelos pesquisadores presentes.
A Pré-conferência foi transmitida através do canal do YouTube Obscom Plataformas, a gravação do evento pode ser assistida através do link: https://www.youtube.com/@ObscomPlataformas
PROGRAMAÇÃO:
SESSION 1: The problem of work
June 29th (Saturday), 2pm-4pm
i) Subsumption of labor in contemporary times
César Ricardo Siqueira Bolaño (Federal University of Sergipe – Brazil)
ii) Work mediated by digital platforms
Jonas Chagas Lúcio Valente (Oxford Internet Institute - UK)
iii) Amazonia, territoriality and platformization: a case study of the Urbano Norte app and its social mediation structures
Ana Cirne Paes de Barros; Cândida Nobre; José Maria Mendes (Federal Institute of Science and Technology of Rio Grande do Norte - Brazil)
iv) Plataformización del trabajo audiovisual en Argentina, preguntas y desafíos metodológicos en la configuración de un sector
Juan Martín Zanotti, Florencia Guzmán (Universidad Nacional de Córdoba, CONICET, Universidad Nacional de San Luis - Argentina)
SESSION 2: Market structures and agents' strategies
June 29th (Saturday), 16h30-18h30
i) Platformization and structure of digital markets
Helena Martins (Universidade Federal do Ceará - Brazil)
ii) The power of platforms over the news industry in Latin America
Diego García Ramírez (Universidad del Rosario - Colômbia)
iii) Fiction After Television. Infrastructure and Economic Agents of a Platformed Format
Ezequiel Rivero (CONICET, Universidad Nacional de Quilmes - Argentina)
iv) Big data in emerging markets: the conceptualization of public goods
Federico Beltramelli (Universidad de la República - Uruguay)
v) Being an 'ICHINA' Online - Everyday Discursive (Re)production of Internet-Mediated Chinese National Identity in the Era of Consumerism and Fandom
Zhiwei Wang (University of Edinburgh)
SESSION 3: Sovereign Responses
June 30th (Sunday), 2pm-4pm
i) Neocolonialismo en el sector info-comunicacional: Soberania tecnológica y recursos geológicos en América Latina. Daniela Inés Monje (Universidad Nacional de Córdoba - Argentina)
ii) Isabel Ramos (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - Ecuador)
iii) Brazil's Sovereign Responses to Disinformation and Platform Governance
Giovanni Francischelli (PhD student in Media Studies at the University of Oregon)
iv) Audiovisual platforms on the margins. The limits of market structures and policy responses in Europe's periphery
Jaka Primorac (Institute for Development and International Relations); Helena Popović (Faculty of Humanities and Social Sciences, University of Zagreb)
iv) A Panoramic View of Online Polarization Across Latin America's Digital Landscapes: Definitions, determinants, methods and results from Brazil, Mexico, Argentina, Peru and Colombia
Tariq Choucair; Kate O'Connor Farfan (Digital Media Research Center - Queensland University of Technology)