Painel na AOIR 2025 discute soberania e subordinação digital entre potências globais

Durante o encontro anual da Association of Internet Researchers (AOIR 2025), realizado na Universidade Federal Fluminense, o painel “Digital Subordination or Sovereignty” reunirá pesquisadores do Brasil, China, Argentina e Europa para debater as políticas digitais e os desafios da soberania tecnológica frente à hegemonia das grandes plataformas norte-americanas.

Elivelton Cerqueira

10/8/20251 min ler

Durante o encontro anual da Association of Internet Researchers (AOIR), que será realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF) entre os dias 15 e 18 de outubro, ocorrerá o painel “DIGITAL SUBORDINATION OR SOVEREIGNTY: A COMPARATIVE ANALYSIS OF THE DIGITAL POLICIES OF THE EUROPEAN UNION, BRAZIL AND CHINA IN THE FACE OF THE HEGEMONY OF THE UNITED STATES IN THE DIGITAL ECONOMY” (Subordinação ou soberania digital: uma análise comparativa das políticas digitais da União Europeia, do Brasil e da China perante a hegemonia dos Estados Unidos na economia digital).

A atividade será realizada na quinta-feira, 16 de outubro, das 11h às 12h30, na sala 10F, com tradução simultânea disponível para os participantes.

O painel contará com a participação de César Ricardo Siqueira Bolaño (Universidade Federal de Sergipe – UFS), José Medeiros (professor da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang, em Hangzhou - China), Ezequiel Alexander Rivero (Universidad de Buenos Aires – UBA), Marina Pita (diretora do Departamento de Promoção da Liberdade de Expressão da Secretaria de Comunicação da Presidência da República) e Helena Martins (Universidade Federal do Ceará – UFC).

Os pesquisadores discutirão os desafios e estratégias de diferentes blocos e países frente à concentração de poder das grandes plataformas digitais norte-americanas e às disputas por soberania tecnológica e econômica no cenário global. Serão apresentados os casos dos Estados Unidos, China, Brasil e União Europeia.