O Protocolo Solid e a redescentralização da Web
por Murilo César
Em 1989, quando Tim Berners-Lee inventou a Web, ele partiu de três ideias centrais para moldar sua visão de um sistema global de compartilhamento de informações. Essas ideias foram:
Universalidade e Acessibilidade: a Web como uma plataforma acessível a todos, independentemente de localização geográfica, dispositivo, ou software utilizado. O que levou à utilização de padrões abertos, como o html (marcação em hipertexto), http (protocolo de comunicação) e urls (sistema de endereçamento), de modo a garantir que a Web funcionasse de maneira uniforme para todos.
Descentralização: Berners-Lee acreditava que ninguém deveria precisar pedir permissão a uma autoridade central para publicar informações ou criar conexões. Qualquer pessoa, em qualquer lugar, poderia criar conteúdo e disponibilizá-lo na Web. Isso garantiu que a Web pudesse crescer de forma orgânica e colaborativa, sem ser controlada por uma única entidade.
Colaboração e compartilhamento de conhecimento: concebida inicialmente como uma ferramenta para facilitar a colaboração entre cientistas do CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, onde Berners-Lee trabalhava, muito logo a Web se revelou como uma ferramenta para colaboração global, um espaço para as pessoas trabalharem juntas, resolvendo problemas e compartilhando conhecimentos.
Para isso foi fundamental a decisão dele e do CERN de liberarem a Web para domínio público, disponibilizando-a de forma gratuita, sem necessidade de royalties ou licença...
Artigo publicado no site teletime.com.br. Clique aqui para ler o conteúdo completo.