Curso: Plataformas e Democracia: quando o capital dá o tom e os algoritmos o compasso

Danilo Oliveira

10/18/20231 min ler

Como as plataformas digitais estão reconfigurando a sociedade contemporânea? Qual o papel das plataformas no capitalismo e seus impactos nas atuais lutas políticas e sociais? Esse e outros questionamentos serão debatidos no curso Plataformas e Democracia: quando o Capital dá o tom e os Algoritmos, o compasso, realizado a partir de parceria entre o coletivo DiraCom - Direito à Comunicação e Democraci e o projeto de Obscom-Plataformas, do Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (OBSCOM-UFS), com financiamento da FAPESP.

O curso ocorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro, no auditório do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, em Brasília (DF). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente, pois as vagas são limitadas. Serão emitidos certificados de participação.

As grandes plataformas digitais são atores políticos e econômicos de extrema relevância no cenário atual, cujos interesses incidem diretamente na configuração das relações entre os países e nas lutas políticas e sociais locais. As constantes interferências desses grupos em processos eleitorais e no debate público, como visto, no Brasil, por ocasião da discussão sobre o Projeto de Lei 2.630, ilustram seus impactos para as democracias. Diante disso, a iniciativa tem por objetivo oferecer uma discussão atualizada sobre poder e comunicação, considerando antigos e novos desafios, como a configuração de monopólios e a operação opaca a partir de algoritmos, que viabilizam novas formas de exercício de poder.

O evento conta com o apoio do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do Jubileu Sul Brasil.

Confira a programação completa e se inscreva em: https://doity.com.br/plataformas-e-democracia/

https://www.instagram.com/p/Cyioz8RrdHs