CfP Pré-conferência IAMCR: Abordagens de plataformas digitais da América Latina e outras margens: mediação social, estruturas de mercado, relações de trabalho e alternativas soberanas

Descrição do post.

2/26/20243 min ler

O tema geral - plataformas digitais como novas estruturas de mediação social - refere-se a uma transição histórica na estrutura de mediação social da Indústria Cultural, baseada na radiodifusão e em outros setores culturais, como o cinema ou a indústria musical, para o novo sistema cultural global baseado na Internet. As plataformas digitais expressam a configuração atual desse novo sistema global, uma consequência dos processos de concentração e centralização de capital após a crise da bolha ponto com na virada para o ano 2000.

A mediação tecnológica é entendida como um processo dialético de regulação das relações sociais nos setores em que esses agentes estão inseridos (Valente, 2021). Em comparação com a estrutura anterior, ela é mais abrangente, afetando diversas áreas da vida social. Como os estudos da plataforma têm mostrado, esses agentes, essencialmente norte-americanos, constituem várias formas de poder (Khan, 2017), combinando tecnologia, economia, política e cultura. Em um contexto de crise capitalista e de regulação precária, reforçam seu domínio nos setores em que atuam, aprofundando a desigualdade entre pessoas e países. 

A pré-conferência discutirá os impactos do desenvolvimento das plataformas digitais, considerando o conjunto dessas mudanças e a centralidade do novo sistema global de cultura em termos econômicos, políticos e culturais. Para tanto, serão discutidos três temas que constituem o modelo metodológico básico de análise da Economia Política das Comunicações (PEC) brasileira: (1) no nível central, o problema do trabalho, que está relacionado às formas de produção de valor, o trabalho na produção das plataformas e o trabalho mediado pelas plataformas; (2) no nível microeconômico, as relações entre as estruturas de mercado e as estratégias dos agentes relevantes em diferentes países; (3) no nível macrossocial, o problema das respostas soberanas, considerando a regulação, a governança, o desenvolvimento de políticas públicas e as alternativas comunitárias. Cada tema será discutido em um turno de trabalho, a partir da perspectiva crítica da Economia Política da Comunicação (EPC).

A questão será abordada por pesquisadores latino-americanos que integram o grupo de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e o projeto “A governança econômica das redes digitais: para uma análise dos mercados e da concorrência da internet e seus impactos sobre os direitos dos usuários”. A América Latina tem uma longa tradição de análises sobre a relação entre tecnologia, desenvolvimento e dominação (Dussel, 1984). Há também lutas em torno da soberania, que estão sendo atualizadas para enfrentar o cenário atual das plataformas. 

A pré-conferência está relacionada ao tema da descolonização proposto pela IAMCR 2024. Tal problemática perpassa desde o diagnóstico da situação atual até a proposição de medidas, atualizando a perspectiva da práxis que caracteriza a EPC. O encontro permitirá que os debates sejam compartilhados com dezenas de outros pesquisadores do grupo e com o público.

Data: 29 e 30 de junho de 2024

Local: Universidade de Canterbury, em Christchurch.

Participação e resumo para apresentação em painéis

A pré-conferência será composta por três sessões. Cada uma delas discutirá um dos principais temas e terá três palestrantes principais, em formato híbrido. A pré-conferência será aberta a acadêmicos e à sociedade civil. Nosso objetivo é buscar um intercâmbio inter-regional. Se você estiver interessado em participar pessoalmente do evento, envie um resumo de 200 a 300 palavras indicando os temas e o painel do qual pretende participar (1 - O problema do trabalho; 2 - Estruturas de mercado e as estratégias; 3 - Respostas soberanas).

O resumo deve ser enviado pelo formulário disponível em: https://forms.gle/9tsdnGCZsbsw9yo99

Prazo para envio: 31 de março de 2024.


Organização: Projeto "A governança econômica das redes digitais: para uma análise dos mercados e da concorrência da internet e seus impactos sobre os direitos dos usuários" e o Grupo de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (PEICC) do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).