Pesquisadora do projeto participa de debate sobre concentração das plataformas digitais, no I Seminário Big Techs, Informação e Democracia na América Latina
Entre os dias 5 e 6 de dezembro de 2023, foi realizado o I Seminário Big Techs, Informação e Democracia na América Latina. Pesquisadora do Obscom-Plataformas, Helena Martins participou de discussão sobre combate à concentração.
Entre os dias 5 e 6 de dezembro de 2023, foi realizado o I Seminário Big Techs, Informação e Democracia na América Latina. O evento contou com a presença de representantes do governo e parlamento brasileiros, organizações da sociedade civil e pesquisadores do Brasil, Uruguai, Argentina, México, Paraguai, Costa Rica e França, os quais discutiram propostas para a regulação das plataformas digitais, educação midiática, soberania tecnológica e regulação econômica das plataformas.
Helena Martins, pesquisadora do projeto "A governança econômica das redes digitais: para uma análise dos mercados e da concorrência da Internet e seus impactos sobre os direitos dos usuários", Helena Martins participou do evento, contribuindo com abordagem sobre concentração econômica das plataformas digitais. Em um primeiro momento, na perspectiva da Economia Política da Comunicação, situou que a concentração significa, em um plano mais geral, a concentração da produção social no capital. Depois, discutiu como capitais individuais que operam na Internet têm crescido, contando, para tanto, com estratégias de aquisição de outros agentes, acesso privilegiado a recursos financeiros, controle de dados e exploração de efeitos de rede. Por fim, Helena, que representou a Coalizão Direitos na Rede (CDR) na ocasião, apresentou medidas para o enfrentamento da situação.
O painel contou com a participação de Ana Mielke, coordenadora executiva do Intervozes; Camille Grenier, diretor de Operações do Fórum sobre Informação & Democracia (França); Gabrielle Graça, assessora de Direitos Digitais da Artigo 19; e Menno Cox, líder do setor de serviços digitais da Comissão Europeia. A mediação foi de Maricarmen Sequeira, co-diretora executiva do TEDIC (Paraguai). O debate pode ser conferido na íntegra aqui.
O seminário foi realizado pelo Intervozes, Coalizão Direitos na Rede e Fórum sobre Informação e Democracia. Também foram debatidos temas como a regulação das plataformas digitais, educação para a mídia e caminhos para a soberania tecnológica dos países latino-americanos.