As Plataformas no Mercado Brasileiro de Streaming, a partir do modelo analítico da EPC

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Danilo Oliveira

9/5/20232 min ler

Editado em 04/09/23. Artigo aprovado a ser publicado e apresentado no 46o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – PUCMinas – 2023. Autoras: Verlane Aragão (Pesquisadora Associada Projeto OBSCOM Plataformas, Aianne Amado (Doutorando UNB). Foto: Site Minha Operadora

RESUMO

Este trabalho visa apresentar um quadro analítico para o estudo do mercado brasileiro destreaming, a partir do modelo proposto por Bolaño; Barreto & Valente (2022), e acompanhar a atuação das plataformas, com destaque para Globoplay e Netflix, considerando a trajetória de uma empresa de capital privado, nacional, líder histórico no mercado brasileiro de radiodifusão, e seu papel de enfrentamento concorrencial a uma empresa internacional pioneira e já estabelecida. A metodologia é quali-quanti, com revisão de literatura, referenciada na Economia Política da Comunicação latino-americana e nos debates sobre plataformas digitais desenvolvidos mundialmente, e levantamento e sistematização de dados, como os de usuários e assinantes, observando os limites impostos pela não disponibilização regular, transparente e pública dessas informações e agregando o acompanhamento de fontes especializadas.

PALAVRAS-CHAVE: plataformas digitais; streaming; Netflix; Globoplay; Economia Política da Comunicação.

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