Big data, rastreabilidade e assimetrias de informação: opacidade, ingerência e democracia
PUBLICAÇÕES
Editado em 04/09/23. Fonte: Revista Nova Economia.
Resumo
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/6075
O objetivo deste trabalho é duplo: por um lado, pretendo estudar as principais características dos diferentes mercados ligados às plataformas eletrônicas e às redes sociais e, por outro lado, elaborar uma função de bem-estar social para tentar capturar as externalidades positivas e negativas produzidas pelo desenvolvimento desses mercados. Ressaltarei as assimetrias da informação que caracterizam a dinâmica desses mercados e estudarei as implicações ligadas à opacidade deste sistema. Em uma primeira parte, ressaltarei as principais características dos mercados ligados a esta economia digital. Em uma segunda parte, estudarei esta economia em relação a uma função específica de bem-estar. Em uma terceira parte, mostrarei em que medida aparecem novas formas de assimetrias da Informação nesses mercados, e estudarei as implicações em termos de bem-estar social, a partir das dimensões econômicas, jurídicas e políticas.
Palavras chaves: Economia Digital - Externalidades- Bem-Estar Social – Democracia.
Código JEL: D86, D85, D82
Biografia do Autor
Alain Herscovici, Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
Departamento de Economia - Programa de Pós-Graduação em Economia